Sampaio Dias Baptista

Nossa história

Tradição, excelência e compromisso

Fundado em 1945, o escritório é referência em direito administrativo de militares do estado de São Paulo, incluindo casos de pensão militar e precatórios estaduais. Pautados pela ética e pelo compromisso, a equipe oferece um atendimento personalizado e transparente, com o objetivo de garantir o melhor resultado para cada caso, desde requisição de pequeno valor até majoração da pensão.

Somos parceiros de nossos clientes e acreditamos que a construção de uma relação de confiança e respeito mútuo é fundamental para o sucesso de cada caso. Ao longo de 80 anos, isso se traduziu em inúmeras ações conjuntas em defesa de cerca de 10 mil militares e pensionistas. 

Com uma equipe especializada e experiente em direito administrativo e direito de militares, garantimos o melhor suporte jurídico para que você se sinta seguro e amparado.

O fundador do escritório: primeiros anos de atuação

O escritório Sampaio Dias Baptista foi fundado em 1945, pelo Coronel Dr. José Nogueira Sampaio, que construiu uma carreira de mais de 70 anos, iniciada em 1926, quando ingressou na Força Pública com apenas 14 anos de idade, seguindo os passos de seu pai, o Major Antônio Sampaio. Motivado pelo desejo de ajudar na manutenção da família, iniciou sua jornada em uma instituição que marcaria profundamente sua trajetória.

Foto de 1925 do aspirante José Nogueira Sampaio, aos 14 anos, ingressante na Força Pública e fardado – fundador do escritório.

1930

Em 1930, Dr. Sampaio graduou-se em primeiro lugar na Escola de Oficiais e, ainda no mesmo ano, integrou a Coluna Coronel Sandoval de Figueiredo na Revolução de 1930. Sua liderança e capacidade de organização se manifestaram em 1932, quando liderou e organizou as escolas de formação de cabos, de sargentos e de oficiais no Centro de Instrução Militar da
Força Pública.

Em 1934, ingressou no recém-inaugurado Colégio Universitário
da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – atual Universidade de São Paulo (USP) –, conciliando os estudos com suas responsabilidades na Força Pública.

1940

Após formar-se bacharel em Direito em 1940, Dr. Sampaio foi designado Capitão e assumiu o comando da Primeira Companhia, servindo em Santos e Sorocaba. A pedido do comando do Geral, realizou uma pesquisa de dois anos sobre a história da Companhia, que utilizou para organizar a Conferência no 111º Aniversário da Corporação em 1942. No ano seguinte, esse trabalho lhe rendeu a eleição como sócio do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

A propósito desse período de serviço, como ajudante de ordens do General Mário Xavier, recebeu essas observações elogiosas sobre seu trabalho:

“Não lhe faltam dotes de amor ao trabalho e desembaraço para resolver os assuntos mais complexos e árduos.”

Após a reforma compulsória em 1945, Dr. Sampaio inicia sua carreira jurídica no escritório do colega Amadeu Macedo de Carvalho Júnior, no edifício Alves Lima da Rua Barão de Itapetininga, onde compartilhou espaço com figuras notáveis como Afrânio Zucolloto, Ariovaldo Nogueira Guimarães e Fabio da Silva Nogueira. Este período se destaca pela formação de uma comunidade vibrante, recebendo visitas de personalidades como Jânio Quadros e Lima Barreto.

Posteriormente, foi transferido do 7º Batalhão para o Quartel General em São Paulo, onde permaneceu até sua reforma em 1947.

Em 1948, Dr. Sampaio junta-se ao Centro dos Oficiais de Reserva da Força Pública, contribuindo como consultor jurídico e eventual membro do Conselho Superior, continuando o legado de sua família na instituição.

 

1950 e 1960

Foi na década de 1950 que o Dr. Sampaio passou a se dedicar à defesa de direitos patrimoniais. Após trabalhar com tributação na cooperativa dos produtores de lenha e carvão em Pinheiros, tornou-se consultor jurídico da Cruz Azul de São Paulo em 1952, onde atuou sobretudo com justiça do trabalho e iniciou as primeiras causas contra o Estado em defesa dos direitos patrimoniais de milicianos.

Em 1954, expandiu sua atuação para defender os direitos das pensionistas da Caixa Beneficente da Força Pública do Estado de São Paulo (atual Caixa Beneficente da Polícia Militar).

Em 1964, Dr. Sampaio foi promovido a Coronel por ter servido, entre 1942 e 1945, no que foi considerada uma zona de guerra.

Foto de placa em homenagem oferecida pelos membros do Clube dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar ao dr. Sampaio pelos serviços prestados à Corporação

Chegada ao centro histórico de São Paulo

Em 1973 instalou-se, definitivamente, no escritório da Rua Líbero Badaró, 377, onde dedicou sua vida à defesa dos direitos de militares e policiais, bem como de suas filhas e viúvas pensionistas, até os 93 anos de idade.

Legado

Dr. Sampaio foi um exemplo de dedicação, ética e de compromisso. Sua trajetória inspira a equipe do escritório Sampaio Dias Baptista a seguir seus passos na luta pelos direitos de seus clientes. Além dele, porém, nosso escritório contou ainda com outros profissionais fundamentais para nos tornarmos a referência que somos hoje:

Dr. Cleômenes Mário Dias Baptista (in memoriam)

Dra. Adélia Sampaio Dias Baptista

Dr. Marcelo Sampaio Dias Baptista (in memoriam)

Dra. Ana Elisa Sampaio Dias Baptista

Dra. Bianca Queiroz Pereira


Skip to content